terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

HISTORIA DA OXUM

Diz o mito que Oxum era a mais bela e amada filha de Oxalá. Dona de beleza e meiguice sem iguais, a todos seduzia pela graça e inteligência. Oxum era também extremamente curiosa e apaixonada. E quando certa vez se apaixonou por um dos orixás, quis aprender com Orumilá, o melhor amigo de seu pai, a ver o futuro. Como o cargo de oliô (dono do segredo) não podia ser ocupado por uma mulher, Orumilá, já velho, recusou-se a ensinar o que sabia a Oxum.
Oxum então seduziu Exú, que não pôde resistir ao encanto de sua beleza e pediu-lhe que roubasse o jogo de Ikin (casca de coco de dendezeiro) de Orumilá. Para assegurar o seu empreendimento Oxum partiu para a floresta em busca de Iyami Oshoronga, as perigosas feiticeiras africanas, a fim de pedir também a elas que a ensinassem a ver o futuro. Como as Iyami desejavam provocar Exú há tempos, não ensinaram Oxum ver o futuro, pois sabiam que Exú já havia roubado os segredos de Orumilá, mas a fazer inúmeros feitiços em troca de que a cada um deles elas recebessem sua parte.
Tendo Exú conseguido roubar os segredos de Orumilá, o Deus da adivinhação se viu obrigado a partilhar com Oxum os segredos do oráculo e lhe entregou os 16 búzios com que até hoje às mulheres jogam. Oxum representa, assim a sabedoria e o poder feminino.
Em agradecimento a Exú, Oxum deu a Exú a honra de ser o primeiro orixá a ser louvado no jogo de búzios, e entrega a eles suas palavras para que as traga aos sacerdotes. Assim, Oxum é também a força da vidência feminina.
Mais tarde Oxum encontrou Oxóssi na mata e apaixonou-se por ele. A água dos rios a floresta tiveram então um filho, chamado Logun-Edé, a criança mais linda inteligente e rica que já existiu.
Apesar do seu amor por Oxóssi, numa das longas ausências destes, Oxum foi seduzida pela beleza e os presentes (Oxum adora presentes) e o poder de Xangó, irmão de Oxóssi, rompendo sua união com o Deus da floresta e da caça. Como Xangó não aceitava Logun-Edé em seu palácio. Oxum abandonou seu filho, usando como pretexto a curiosidade do menino, que um dia foi vê-la banhar-se no rio. Oxum pretendia abandona-la sozinha na floresta, mas o menino se esconde sob a saia de Iansã e partiu com Xangó tornando-se partir de então, sua esposa predileta e companheira cotidiana.



CARACTERISTICAS DOS FILHOS DE OXUM



Os filhos de Oxum preferem contornar habilmente um obstáculo a enfrentá-lo diretamente, por isso mesmo são muito persistente no que buscam, tendo objetivos fortemente delineados, chegando mesmo a ser incrivelmente teimoso e obstinado.
A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição bastante marcante, colabora a tendência que os filhos de Oxum tem para engordar, gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral.
O sexo e importante para os filhos de Oxum. Eles tendem a ter uma vida sexual intensa e significativa, mas diferente dos filhos de Iansã e Ogum.
Os filhos de Oxum são mais discretos, pois assim apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegrir a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem cautelosamente.
Na verdade os filhos de Oxum são narcisistas demais para gostarem muito de alguém que são eles mesmos, mas sua facilidade para a doçura, sensualidade e carinho pode fazer com que pareçam os seres mais apaixonados e dedicados do mundo.
Faz parte do tipo, uma certa preguiça coquete, uma ironia persistente porém discreta e na aparência, apenas inconseqüente.
Verger define:
O arquétipo de Oxum e o das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras.   
O ossé da Oxum e realizado no sábado e seus objetos consistem numa sopeira de louça tampada onde se encontra o Óta que deve ser uma pedra retirada do fundo de um rio ou cachoeira e abebé que se trata de um leque de latão mergulhado em mel. 

Oxum
Deusa das águas doces (rios, fontes e lagos). É também deusa do ouro, da fecundidade, do jogo de búzios e do amor.

Elemento:
água
Personalidade: maternal e tranqüila
Símbolo: Abebé (leque espelhado)
Dia da semana: sábado
Colar: amarelo ouro
Roupa: amarelo ouro
Sacrifício: cabra e galinha e pomba
Oferendas: milho branco, xinxim de galinha, ovos, peixes de água doce


LENDAS

Logo que todos os Orixás chegaram a terra, organizavam reuniões das quais mulheres não podiam participar. Oxum, revoltada por não poder participar das reuniões e das deliberações, resolve mostrar seu poder e sua importância tornando estéreis todas às mulheres, secando as fontes, tornando assim a terra improdutiva.
Olodumare foi procurado pelos Orixás que lhe explicaram que tudo ia mal a terra, apesar de tudo que faziam e deliberavam nas reuniões. Olodumare perguntou a eles se Oxum participava das reuniões, foi quando os Orixás lhe disseram que não. Explicou-lhes então, que sem a presença de Oxum e do seu poder sobre a fecundidade, nada iria dar certo.
Os Orixás convidaram Oxum para participar de seus trabalhos e reuniões, e depois de muita insistência, Oxum resolve aceitar. Imediatamente as mulheres tornaram-se fecundas e todos os empreendimentos e projetos obtiveram resultados positivos. Oxum é chamada Ialodê (Iyáláòde), título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre as mulheres da cidade.

OXUM

Nome de um rio na Nigéria, em Ijexá e Ijebú. Segunda mulher de Xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor. A Oxum pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem. Dona dos rios e cachoeiras gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade, perfumes, etc.

O ARQUÉTIPO DE OXUM

As pessoas de Oxum são vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas, tudo que se relaciona com a beleza. Gostam de chamar a atenção do sexo oposto. São boas donas de casa e companheiras, despertam ciúmes nas mulheres e se envolvem em intrigas.
Oxum
é destemida diante das dificuldades enfrentadas pelos seus. Ela usa sua sensualidade para salvar sua comunidade da morte. Dança com seus lenços e o mel, seduzindo Ogum até que ele volte a produzir os instrumentos para a agricultura.
Assim a cidade fica livre da fome e miséria. Oxum enfrenta o perigo quando Olodumare, Deus supremo, ofendido pela rebeldia dos orixás, prende a chuva no orum (Céu), deixando que a seca e a fome se abatam sobre o aiê (a Terra). Transformada em pavão, Oxum voa até o deus maior, para suplicar ajuda.
Mesmo tornando-se abutre pelo calor do sol, que queima-lhe, enegrecendo as penas, ela alcança a casa de Olodumare. Indignada por se perceber excluída da reunião de orixás masculinos, Oxum torna estéreis todas as mulheres até que ela seja convidada para o encontro.
Uma demonstração de que com ela é assim: bateu, levou. Não tolera o que considera injusto e adora uma pirraça. Da beleza à destreza, da fragilidade à força, com toque feminino de bondade, é assim o jeito dessa deusa-heroína. Sensível à condição de fraqueza, Oxum se dispõe a aliviar o sofrimento alheio.
Assim ela o faz quando Oxalá tem seu cajado jogado ao mar e a perna ferida por Iansã. Oxum vem para ajudar o velho, curando-o e recuperando seu pertence. Ela é adorada por Oxalá. A deusa do amor parte com um ebó até Olodumare, para que não haja mais seca na Terra. No caminho ela não hesita em repartir os ingredientes da oferenda com o velho Obatalá e as crianças que encontra, e mesmo assim alcança seu objetivo pela comoção de Olodumare.
Com grande compaixão, Oxum intercede junto a Olodumare para que ele ressuscite Obaluaiê, em troca do doce mel da bela orixá. E ela garante a vida alheia também ao acolher a princesa Ala, grávida, jogada ao rio por seu pai. Oxum cuida da recém-nascida, a querida Oiá.
Com suas jóias, espelhos e roupas finas, Oxum satisfaz seu gosto pelo luxo. Ambiciosa, ela é capaz de geniais estratagemas para conseguir êxito na vida. Vai à frente da casa de Oxalá e lá começa a fazer escândalo, caluniando-o aos berros, até receber dele a fortuna desejada para então calar-se. E assim Oxum torna-se "senhora de tanta riqueza como nenhuma outra Yabá (Orixá feminino) jamais o fora”.



A vontade de conhecer os segredos do destino faz com que Oxum, esperta que é, coloque seu poder de atração sexual em acordos para esse fim. Ela é especialista no toma-lá-dá-cá. É desse modo que aprende a arte da adivinhação com Exu, e as roupas de Obatalá, e as vestes do "Senhor do Pano Branco" pelo segredo do Ifá.
Assim Oxum se torna senhora do jogo de búzios. Beleza, agilidade e astúcia são ingredientes do sucesso deste orixá. No amor Oxum é ardorosa, de tão formosa e quente que é. Oxum luta para conquistar o amor de Xangô e quando o consegue é capaz de gastar toda sua riqueza para manter seu amado.
Ela livra seu querido Oxossi do perigo e entrega-lhe riqueza e poder para que se torne Alaketu, o rei da cidade de Keto. Oxum provoca disputa acirrada entre dois irmãos por seu amor: Xangô e Ogum, ambos os guerreiros famosos e poderosos, o tipo preferido por ela. Xangô é seu marido, mas independente disso, se um dos dois irmãos não a trata bem, o outro se sente no direito de intervir e conquistá-la.
Afinal Oxum quer ser amada e todos sabem que ela deve ser tratada como uma rainha, ou seja, com roupas finas, jóias e boa comida, tudo a seu gosto. A beleza é o maior trunfo do orixá do amor. Como esposa de Xangô, ao lado de Obá e Oiá, Oxum é a preferida e está sempre atenta para manter-se a mais amada.
Ela adora enganar Obá. Oxum induz Obá a cortar a própria orelha para cozinhar e servir para Xangô, dizendo ser o prato preferido do marido, que na verdade fica enojado e enfurecido. Ela também engana Eleguá que, a serviço de Obá para fazer um sacrifício, corta erradamente o rabo do cavalo de Xangô. Outra vez Obá queria agradar seu marido, mas acaba odiada por ele.
Oxum definitivamente quer o fracasso de quem considera rival. Foi de Oxum a delicada missão dada por Olodumare de religar o orum (o céu) ao aiê (a terra) quando da separação destes pela displicência dos homens. Tamanho foi o aborrecimento dos orixás em não poder mais conviver com os humanos que Oxum veio ao aiê (a terra) prepará-los para receber os deuses em seus corpos.
Juntou as mulheres, banhou-as com ervas, raspou e adornou suas cabeças com pena de ecodidé (pena de um pássaro sabrado), enfeitou seus colos com fios de contas coloridas, seus pulsos com ides (pulseiras), enfim as fez belas e prontas para receberem os orixás. E eles vieram. Dançaram e dançaram ao som dos atabaques e xequerês.
Para alegria dos orixás e dos humanos estava inventado o Candomblé. Os mitos da Oxum mostram o quão múltipla é sua personalidade. (Prandi, 1997).

45 comentários:

  1. eu sou filho de Oxum! e achei todo isso parecido com migo!

    ResponderExcluir
  2. me identifiquei mto. Sou filha de Oxum...

    ResponderExcluir
  3. Sou Filha De Iemanjá E achei isso muito parecido com minha Prima. E realmente ela é Filha de Oxum : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende muito vamos ver o odu tbm neh poq possa ser que seje o odu ou possa ser que seje o orixá

      Excluir
    2. se quiser saber como é isso te explico no face sou filho de Xangô feito dentro do asé

      Excluir
  4. EU SOU FILHA DE IEMANJÁ MINHA MÃE E FILHA DE OGUM MAIS ACHEI ESTAS CARACTERÍSTICAS MUITOS PARECIDAS COM MINHA MÃE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylena, sua mãe pode ser filha de Ogum com Oxum!
      Eu sou filha de Oxum com Xangô (:

      Excluir
    2. Também sou filha de xangô com Oxum

      Excluir
  5. Sou filha de oxum a historia parece q estava dentro dela incrivel

    ResponderExcluir
  6. Sou filha de oxum a historia parece q estava dentro dela incrivel

    ResponderExcluir
  7. Sou filha de oxum com ogum força sensualidade....

    ResponderExcluir
  8. Dizem que sou filha de oxum mas não sei naice no dia 23 .12.1976 a história tem um pouco a ver comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
      Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

      Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

      Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

      Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

      Excluir
  9. Dizem que sou filha de oxum mas não sei naice no dia 23 .12.1976 a história tem um pouco a ver comigo

    ResponderExcluir
  10. Dizem que sou filha de oxum mas não sei naice no dia 23 .12.1976 a história tem um pouco a ver comigo

    ResponderExcluir
  11. Sou filha de oxum, iansa e xango... alguém pode me passar as características das filhas de oxum opara??

    ResponderExcluir
  12. Sou filha de oxum, iansa e xango... alguém pode me passar as características das filhas de oxum opara??

    ResponderExcluir
  13. Sou filha de oxum.... Meninaaaaaas to boba me descreveu enteiraaaaaa!!!!����

    ResponderExcluir
  14. sou filha de oxum essa lenda e parecida co migo <3

    ResponderExcluir
  15. sou filha de oxum essa lenda e parecida co migo <3

    ResponderExcluir
  16. Quando o nevoeira começou , Oxum apareceu no mais forte raiar do Sol segurando , firme em minhas mãos disse que em noites escuras seria o meu farol , deitada em seu colo ela aliviou minhaa dor , disse que de oferenda so queria o meu amor , Eu vou Levar , Vou Levar pro Oxum , Um Balaio de Amor , De alegria e de Paz , Um Balaio de Amor de Alegria e de Paz // <3 Ora ie ie ô minha mãe..
    Me Descreveu todinha ! kkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Quando o nevoeira começou , Oxum apareceu no mais forte raiar do Sol segurando , firme em minhas mãos disse que em noites escuras seria o meu farol , deitada em seu colo ela aliviou minhaa dor , disse que de oferenda so queria o meu amor , Eu vou Levar , Vou Levar pro Oxum , Um Balaio de Amor , De alegria e de Paz , Um Balaio de Amor de Alegria e de Paz // <3 Ora ie ie ô minha mãe..
    Me Descreveu todinha ! kkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Quando o nevoeiro começou
    Oxum apareceu no mais forte raiar do Sol
    Segurando firme em minhas mãos
    Disse que em noites escuras seria o meu farol
    Deitado em seu colo ela aliviou minha dor
    Disse que de oferenda só queria o meu amor
    Eu vou levar, vou levar pra Oxum
    Um balaio de amor, de alegria e de paz
    Ora ie ie ô minha mae
    me descreveu

    ResponderExcluir
  19. Eu sou filha de oxum e me indentifiquei bastante com a historia. Ora iê iê mamãe oxum

    ResponderExcluir
  20. Eu sou filha de oxum e me indentifiquei bastante com a historia. Ora iê iê mamãe oxum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
      Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

      Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

      Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

      Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

      Excluir
  21. Olá! Depois de ler tudo sobre oxum descobri que sou filha de oxum tbm pois não há oque eu tenha lido que não se pareça comigo em tudo que faço na vida,até na beleza e vaidade dela me pareço, certamente sou filha de oxum

    ResponderExcluir
  22. Olá! Depois de ler tudo sobre oxum descobri que sou filha de oxum tbm pois não há o que eu tenha lido que não se pareça comigo em tudo que faço na vida,até na beleza e vaidade dela me pareço, certamente sou filha de oxum

    ResponderExcluir
  23. Como saber? Se sou filha de quem?

    ResponderExcluir
  24. Como saber? Se sou filha de quem?

    ResponderExcluir
  25. Sou filha de Oxum e Xango e nasci em 27/06/

    ResponderExcluir
  26. Eu sou filha de oxum e xango e nasci no dia 4 de Junho num sábado... e amo minha mãe e tudo exatamente tudo que foste escrito neste texto se refleti em minha vida,..
    Obrigada estou adorando aprender mais é ainda mais sobre ela...

    ResponderExcluir
  27. Sou filha de oxum me pareço muito com suas características mas sofro de mais por amor...

    ResponderExcluir
  28. Sou filha de Oxum, e realmente sou tudo isso que está escrito.
    #OrgulhoDeSerFilhaDeOxum
    #SouDoAxé
    #NãoNegoMinhaFé
    💛💛

    ResponderExcluir
  29. Sou Oxum e casada com Xangô .agora entendo a nossa história .
    Perfeito .

    ResponderExcluir
  30. Sou de oxum
    Também de xangô que sorte a minha hein

    ResponderExcluir