terça-feira, 23 de julho de 2013

Ogum

 
Orixá Ogum e um dos mais amados na cultura Ioruba, em primeiro lugar porque ele foi o primeiro ferreiro como foi ele também quem descobriu a fundição e inventou todas as ferramentas que existem, portanto e o patrono da tecnologia e da própria cultura, pois sem as ferramentas nada mais poderia ser inventado ate mesmo plantar em grandes extensões seria extremamente difícil.

Tendo inventado as ferramentas como a foice ele abriu os primeiros caminhos para o mundo, o que da a ele o poder de abri-los ou fecha-los. Com a faca ele fez o primeiro sacrifício ritual, por isso sempre se louva Ogum durante estes sacrifícios e sua invenção da faca. Com o ancinho ele arou terras e plantou, com a tesoura cortou peles e inventou os abrigos, com o machado cortou arvores para construir abrigos, com o martelo pode unir com pregos que inventou os troncos, com a cunha pode levantar grandes pesos e assim aconteceu de Ogum com a espada que forjou guerrear e conquistar territórios para se povo, ele, no entanto não quis ser rei, pois preferia os desafios ao poder, continuou lutando e inventando para sempre. Hoje em dia diz-se que os computadores são de Ogum e de Ogum são também todos os analistas de sistema.
Ogum só cometeu um erro diz o mito, quando seu pai mandou que ele fizesse uma tarefa e ele pelo caminho embebedou-se com vinho de palmeira e acabou não realizando o que deveria, a parti daí nunca mais se diz que os filhos de \ogum adoram vinho branco e devem tomar muito cuidado com bebidas.
Ogum vive sozinho, e um solteirão convicto. Teve muitas mulheres mais não vive com nenhuma, e criou um filho adotivo abandonado nas mãos dele por Iansã a deusa dos ventos e rios, que por sua vez o havia adotado de Oxum a deusa do amor e da riqueza. Um dos mitos sobre ele diz que Ogum e filho de Yemanja e Odudua, desde criança já era destemido, impetuoso, arrojado e viril, tendo se tornado sempre mais e mais um brilhante guerreiro e conquistado para seu pai, muitos reinos, não havendo por esta razão, um só caminho que Ogum não tenha conquistado e percorrido.
Ele um irmão muito dedicado diz-se o mito que Ogum tinha por Oxossi uma afeição muito especial, defendendo-o várias vezes de seus inimigos e passando mesmo a morar fora de casa com Oxossi, quando este foi expulso de casa por Yemanja.
Diz ainda que Ogum foi quem ensinou Oxossi a defender-se a caçar e a abrir seus próprios caminhos nas matas onde reina, Ogum teve muitas mulheres a principal delas Iansã, guerreira como ele, tendo sido roubada por Xangô que e seu irmão mais velho por parte de mãe, por isso ele vive sozinho.






Tipos de Ogum

·         Ogum Beira Mar – age nas orlas marítimas
·         Ogum Yara – age nos rios
·         Ogum Rompe Mato – age nas matas
·         Ogum Male – age contra todo o mal
·         Ogum Mege – age sobre as almas
·         Ogum de Lei – age junto com a justiça
·         Ogum de Ronda – age nas ruas, do lado de fora das pedreiras.
·         Ogum Xeroque – agem seis meses como Ogum e seis meses como Exu
O ossé de Ogum e realizado na terça-feira e seus objetos são um alguidar de barro, tampado com uma espada pequena, o Óta e instrumentos de lavoura, caça e guerra, presos num arco de ferro imerso em azeite de dendê.

Características dos filhos de Ogum



Não e difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatador e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e como o sexo oposto.
Os homens e mulheres que têm Ogum como orixás de cabeça vão ter comportamentos diferentes de os segundos e terceiros orixás que os influencia Ajuntós de qualquer forma terão alguns traços comuns: são conquistadores, incapazes de fixarem-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente, apaixonados por viagens, mudanças de endereços e de cidade. Um trabalho que exija rotina tornara um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem e muito grande a franqueza absoluta, chegando mesmo á falta de tato.
Ogum
Deus da guerra, do fogo e da tecnologia. No Brasil é conhecido como Deus guerreiro. Sabe trabalhar com metal e, sem sua proteção, o trabalho não pode ser proveitoso.

Elemento: ferro
Personalidade: impaciente e obstinado
Símbolo: espada
Dia da semana: terça-feira
Colar: azul-marinho
Roupa: azul, verde escuro, vermelho ou amarelo
Sacrifício: bode e galo avermelhados
Oferendas: feijoada, xinxim, inhame

Nenhum comentário:

Postar um comentário